quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sinotruk confirma construção de planta em Santa Catarina durante cerimônia na China

A intenção da Sinotruk de construir uma fábrica no Brasil enfim será transformada em realidade. O chairman da CNHTC (China National Heavy Duty Truck Group Corporation), Ma Chunji, anunciou no último dia 22 que está confirmada a implantação de uma planta no município de Lages, em Santa Catarina. O anúncio foi feito durante uma cerimônia na sede da CNHTC, na cidade de Jinan, na China.
De acordo com Ma Chunji, o investimento inicial será de R$ 300 milhões. “Trata-se de uma opção atraente para esse mercado altamente competitivo que é o Brasil. Temos certeza que nossos clientes estarão satisfeitos com os caminhões que aqui serão produzidos”, diz Joel Anderson, diretor geral da Elecsonic, representante da Sinotruk no Brasil.
Segundo Anderson, o vice-presidente, Liu Wei, estará no Brasil em julho para dar início aos trabalhos para a construção da nova planta. A unidade fabril, que terá processo de montagem em KD (Knock-down) com a projeção de nacionalizar pelo menos 65% das peças possui capacidade inicial para a produção de 5 mil unidades por ano nos primeiros 12 meses, com previsão para chegar a 8 mil unidades em médio prazo.
Para Chunji, os caminhões Sinotruk têm campo em outros mercados. “Esse ano, as exportações já ultrapassaram 1 bilhão de dólares. Esse sucesso de vendas e uma rede completa de serviços classifica a Sinotruk como uma das mais importantes fabricantes de caminhões do mundo. Estamos contentes que a Sinotruk está tendo sucesso também na América Latina”, afirma o chairman.
Mesmo sem uma fábrica no Brasil, a Sinotruk é a sétima empresa com mais vendas no segmento. Entre janeiro e abril deste ano foram emplacados 328 veículos da marca, com 0,3% de participação no segmento. A importação será mantida pelo menos até que os primeiros caminhões saiam da linha de montagem em Lages.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Iveco mostra sua nova geração de caminhões Off Road 6x4 na M&T Expo 2012

A Iveco está presente com sua nova geração de caminhões on e off road na M&T Expo 2012, a maior feira de mineração e construção da América Latina que acontece no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo a partir de amanhã (29/05). A empresa apresenta o novo Iveco Trakker 6x4 para operações de até 74 toneladas de PBT em minas e canteiros de obras; e o Iveco Tector 6x4, de 26 toneladas de PBT, desenvolvido para a indústria da construção. Recém-lançados no mercado, os novos veículos trazem motores mais potentes, maior resistência, elevado nível de conforto e um excelente custo operacional.
Durante a feira, toda a linha Iveco será oferecida com preços especiais, e os veículos podem ser vistos no estande da Case Construction, empresa-irmã da Iveco dentro do Grupo Fiat Industrial. A Iveco ainda traz uma oferta exclusiva para os visitantes da M&T Expo: as últimas unidades do modelo pesado off road Iveco Trakker 8x4 com motorização Euro III, com garantia total de 2 anos. “A Iveco vem gradualmente crescendo no importante segmento da mineração e construção, e ficou ainda mais competitiva com os novos produtos que apresentam des empenho e durabilidade excelentes”, diz Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas da Iveco.
Único caminhão pesado que nasceu como um genuíno off-road, o Iveco Trakker é um parâmetro de resistência. Com chassi e suspensão resistentes, o modelo foi a base do caminhão vencedor do rali Dakar 2012 (a mais difícil e exigente competição do mundo). Parte da nova geração de caminhões Ecoline, o novo Trakker tem configuração 6x4, cavalo mecânico ou plataforma, com duas opções de entre eixos cada. Os motores agora são mais potentes (440cv e 480cv), com 20% a mais de torque. Ele tem como opção a transmissão automatizada Eurotronic de 16 velocidades. A economia de combustível chega a 5% quando comparada à média dos modelos Trakker Euro III.
Por sua vez, a nova geração do Iveco Tector 6x4, ideal para aplicações como basculante e betoneira, ganhou 12% mais potência, passando a 280cv, com torque de 950 Nm entregues entre 1.250 e 1.950 rpm. Com transmissão de 10 marchas sincronizadas, o modelo é mais fácil de guiar. É também mais confortável e seu interior, simples, é resistente e fácil de lavar. Oferecido com cabine curta e teto baixo, o Iveco Tector 6x4 é mais alto do que as versões estradeiras do modelo e vêm com um parachoque preto metálico, mais estreito na altura, e um robusto “peito de aço”, que protege o motor e que “levanta” visualmente a frente do veículo, salientando sua característica de off-road.[6]

Iveco
A Iveco, uma empresa do Grupo Fiat Industrial, projeta, produz e comercializa uma ampla gama de caminhões leves, médios e pesados, veículos comerciais e fora de estrada, urbanos, interurbanos e para aplicações militares, e defesa civil. A Iveco emprega cerca de 25.000 pessoas e opera em 11 países do mundo, utilizando excelência em tecnologia. Além da Europa, a empresa opera na China, Rússia, Austrália e América Latina. Cerca de 5 mil postos de atendimento e vendas em mais de 160 países garantem apoio técnico em qualquer lugar do mundo onde um veículo Iveco esteja em funcionamento.
FONTE: SEGS

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ford leva à FEMETRAN veículos comerciais para atender o setor hortifrutigranjeiro

Durante a Feira dos Meios de Transporte, Movimentação e Logística de Produtos Hortifrutícolas (FEMETRAN) – que acontece no  CEAGESP – Central Estadual de Abastecimento do Estado de São Paulo – a Ford mostra principais veículos para atender o setor de transporte de carga perecível e seca no setor hortifrutigranjeiro. A empresa expõe os novos caminhões Ford Cargo Euro 5 e a Transit Chassi.
Os veículos escolhidos para a mostra são os modelos Cargo 816, Cargo 2429, Cargo 1933 e Transit Chassi. “A feira da CEAGESP é de grande importância por ser o maior entreposto de frutas, legumes, flores, aves e pescados da América do Sul. Ela funciona praticamente 24 horas e tem uma movimentação média diária de 10 mil caminhões”, diz Pedro Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.
Serviço:
Data: 22 a 25 de maio de 2012
Horário: 10h às 18h Local: dentro da CEAGESP, próximo ao portão XX Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 – São Paulo
Quantidade de expositores: 20
Público: média de 3 mil pessoas por dia Visitantes: permissionários, caminhoneiros, frotistas, comerciantes e compradores do setor.

domingo, 27 de maio de 2012

Caminhão de R$ 500 mil é mais sofisticado que carro de luxo

"Esse aqui merecia um motorista de terno e gravata", diz João Moita, 62, ao volante do Mercedes Actros. Caminhoneiro profissional há 42 anos e piloto de testes da marca alemã há mais de 30, ele acompanhou a Folha em uma avaliação pelo rodoanel Mário Covas, em São Paulo.
O Actros é o caminhão topo de linha da Mercedes. O modelo traz itens de segurança e conforto inéditos no mercado de veículos pesados.
Muitos equipamentos vieram de carros de luxo da marca, como o sedã Classe S. Há sensores eletrônicos que monitoram o comportamento do veículo, sistemas de segurança que atuam sem a intervenção do motorista e banco com aquecimento.
"Você pode pegar um carro de R$ 1 milhão e garanto que não irá encontrar muitas das coisas que vêm no Actros", desafia Moita. Ele tem razão. Alguns equipamentos são exclusivos do caminhão, como o banco do motorista que compensa o chacoalhar da boleia por meio de um sistema pneumático.
A cabine é a mais alta da categoria. A vantagem disso aparece no piso completamente plano, sem a intervenção do túnel do motor.
CAMA
O interior é de fazer inveja ao Classe S. Há muito espaço para o motorista e o carona, além de cama e de um ar-condicionado que funciona mesmo com o motor desligado.
O segredo são os canos com líquido refrigerado que passam pela cabine -agem como as serpentinas que conservam o chope gelado nos bares. O sistema é recarregado pelo motor em funcionamento. Após três horas e meia de estrada, haverá energia suficiente para refrigerar a cabine por até oito horas.
Câmeras embaixo do "grandalhão" identificam os limites das faixas de uma rodovia. Se o motorista se distrair e sair da pista, um aviso sonoro é emitido na cabine. O sinal vem do lado para onde o caminhão está escapando.
A cereja do bolo é o sistema que mantém a velocidade e a distância do veículo à frente conforme programado no computador de bordo.
Funciona assim: um radar na dianteira identifica carros e motos na pista. O Actros acelera e freia sem a necessidade de intervenção do motorista. Se necessário, o sistema faz a parada total do caminhão.
A tecnologia tem seu preço. Na configuração com tração 6x4 e esses equipamentos, o Actros sai por R$ 506 mil.
"Já dirigi caminhões de todos os tipos. Esse aqui, que acelera e freia sozinho, qualquer um dirige. É só controlar nas curvas", afirmou João Moita enquanto conduz o Actros de volta à Mercedes.

PILOTO
A potência é de esportivo, mas os 456 cv do motor diesel estão na medida para mover o Actros, que pesa 10 toneladas e pode "puxar" outras 70.
O torque assusta na primeira acelerada, quando o caminhão parece dar um salto para frente. No modo "manobra", a rotação do motor é limitada para deixar a aceleração mais suave.
O câmbio automatizado de 12 velocidades conta com sensor de inclinação, que ajuda a escolher a marcha mais adequada ao relevo da pista. A suspensão a ar oferece estabilidade e maior precisão nas manobras.
São de série os freios a disco nas seis rodas, com ABS e gerenciamento eletrônico que identifica o arrasto da carga para equilibrar a pressão entre o cavalo (o próprio caminhão) e a carreta. Se for preciso parar e, em seguida, arrancar em uma subida, o freio motor irá segurar o Actros por alguns segundos, evitando que o caminhão ande para trás.
O retarder, sistema auxiliar de frenagem que é controlado por meio de uma alavanca atrás do volante, requer habilidade. Dirigir o Actros não é tão simples quanto diz o piloto de testes da Mercedes.
FONTE: Folha.com

sábado, 26 de maio de 2012

Mercedes de olho nos atacadistas

Se dois ou mais caminhoneiros se reunirem para um papo descontraído à  beira de alguma rodovia, a Mercedes-Benz logo aparece para apresentar seus produtos. Pela determinação com vem encarando sua meta de retomar a liderança do mercado nacional, uma exposição no CEAGESP de São Paulo, o maior centro de abastecimento do País é o cenário perfeito para novas conquistas. Essa estratégia de estar onde o cliente está tem sido a tônica da empresa para ampliar suas vendas, especialmente do modelo leve Acello que representa o maior volume da montadora.   
Com grande versatilidade de aplicação, os modelos Accelo 815 e Atron 2324 foram os destaques no evento, junto com a nova tecnologia BlueTec 5 que, segundo a montadora, reduz o custo operacional graças aos motores que são até 6% mais econômicos. Além disso, a linha Accelo atual ampliou a oferta de modelos VUC, veículos que têm maior flexibilidade de circulação na cidade de São Paulo. 
A ação no centro atacadista foi realizada em conjunto com a rede autorizada da capital paulista. “Objetivo foi mostrar aos operadores da CEAGESP que a nossa nova linha de caminhões traz mais ganhos para quem atua no transporte de hortifrutigranjeiros”, diz Tânia Silvestri, diretora de Vendas e Marketing de Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. Com a nova tecnologia, os produtos da marca estão com intervalos de troca de óleo maiores, o que reflete maior economia para os empresários. 
Outra novidade da marca é o fato de oferecer dois modelos específicos para o segmento VUC. Tanto o Accelo 815 como 1016 têm a versão VUC, totalizando três opções de entreeixos, entre elas a de 3,1 m, que o configura como VUC (Veículo Urbano de Carga) na cidade de São Paulo. 
Outro modelo que atende ao uso dos atacadistas é Atron 2324, modelo que dá continuidade à tradição dos “bicudos” Mercedes-Benz.  Esse modelo, segundo a montadora, têm uma imagem muito forte no mercado brasileiro, desfrutando de grande preferência e confiança junto aos clientes. A cabina semiavançada do Atron ganhou novo design externo.  
FONTE: Transpoonline

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fabricantes de caminhões e implementos levam novidades para M&T Expo 2012

Os fabricantes de caminhões e implementos apresentam na M&T Expo 2012 – 8ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 6ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração uma série de lançamentos para as áreas de construção e mineração. O evento ocorre entre os dias 29 de maio de 2 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Randon Veículos, Scania, Volvo, Noma e Rossetti são algumas marcas que estarão na feira, considerada a maior da América Latina para equipamentos de construção e mineração. Segundo a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, organizadora e promotora da M&T Expo, em 2011, foram comercializados 170 caminhões fora de estrada, um aumento de 26% em relação ao ano anterior. No caso de caminhões rodoviários utilizados para esses segmentos, foram vendidas 43.400 unidades, uma alta de 27% em comparação a 2010. Essas duas categorias ajudaram o setor de equipamentos de construção a crescer 18% em vendas em 2011 ante 2010.
A Ford apresenta três modelos do novo Cargo Euro 5 para aplicação na construção e mineração – o Cargo 2629 com caçamba e duas versões do cavalo-mecânico Cargo 1933, com e sem caçamba. Campeão de vendas na aplicação betoneira, o modelo 6×4 do Novo Cargo 2629 se destaca pelo excelente desempenho e durabilidade nos segmentos de construção e fora de estrada, com capacidade máxima de tração de 42.000 kg. No modelo 1933, o cavalo-mecânico da nova geração Cargo traz aprimoramentos que aumentam a economia, potência, conforto e a rentabilidade. Com peso bruto total combinado de 45.150 kg, é aplicado no transporte com semirreboque de três eixos, em médias e longas distâncias, e também conta com a opção leito.
A Iveco participará da feira com seus veículos fora de estrada. Os visitantes poderão ver de perto os modelos Trakker 6×4, recentemente lançados, desenvolvidos para as áreas de construção e mineração. Também em exposição estarão o modelo Trakker 8×4, automatizado, e o caminhão Tector 260E28, com tração 6×4, lançado na semana passada. Todos os modelos são Euro 5, da linha Ecoline.
A Mercedes-Benz irá participar na M&T Expo com os caminhões pesados Atron 2729, Axor 3341, Axor 4144 e Actros 2644, indicados para aplicações de transporte destacadas na feira.
No caso da Randon Veículos, estarão expostos os caminhões fora de estrada, modelo RDP 470 e modelo RK 430M. O RDP 470 possui capacidade de carga de 65.000 Kg, atende às demandas do setor de mineração e demonstra ganhos de produtividade e custos operacionais. Este equipamento é um dos modelos de uma linha de caminhões fora de estrada de 30.000 a 95.000 Kg de carga. O RK 430M com nova caçamba foi projetado para aplicações severas, especialmente utilizado para o transporte de material com maior granulometria.
A Scania apresenta sua nova linha de caminhões Off Road. Além de melhorias no trem de força, as cabines G passaram por modificações que tornam os caminhões da Scania para o segmento ainda mais resistentes e robustos. Fazem parte do portfólio da montadora para operações fora da estrada os novos G 440 e G 480, disponíveis nas configurações de roda 6×4, 8×4, 10×4 e 6×6. A nova linha Off Road também é ideal para as mais duras tarefas em florestas, minas e canteiros de obra.
A Volvo mostrará em seu estande sua linha de caminhões vocacionais para as áreas de construção e mineração.
Para a M&T Expo 2012, a Rossetti levará para um semirreboque basculante de 3 eixos distanciados, com basculamento traseiro, um conceito diferente, no qual a caixa de carga não desliza e nem mesmo os eixos. A caixa é comprida o suficiente para atingir a medida mínima exigida, contando apenas com um mecanismo de retração do pára-choque e com uma tampa interna à caixa de carga, conta também com inclinometro digital de série aparelho que limita o basculamento dentro de uma inclinação segura.
A M&T Expo 2012, com mais de 110 mil m² de área, realiza sua maior edição, desde sua inauguração em 1995. Serão quase 500 expositores, mais de 1000 marcas nacionais e internacionais, e um público esperado de 45 mil visitantes.

Serviço:
M&T Expo 2012 – 8ª Feira Internacional de Equipamentos para Construção e 6ª Feira Internacional de Equipamentos para Mineração
Data: 29 de maio a 2 de junho de 2012
Horário 29/5 a 1/6: 13h às 20h
Horário 2/6: 9h às 17h
Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Carretas com cargas gigantes vão passar por estradas de MG

Os motoristas de Minas Gerais devem se preparar para encarar possíveis lentidões no trânsito por causa de carretas com cargas excedentes. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, está previsa para 11h30 desta quarta-feira a passagem de um veículo 45 toneladas e o conjunto chega a 20 metros de comprimento, 6,5 de largura e 4,4 de altura. 
A carga sairá de Sete Lagoas, na Região Central, e vai passar pela MG-424, Linha Verde, Cristiano Machado e Anel Rodoviário até chegar à BR-040, sentido Rio de Janeiro, em trajeto parecido com a carreta que travou o trânsito ontem. 
Uma peça será transportada de Vitória (ES) para a Usiminas, em Ipatinga, na Região do Vale do Aço em Minas. O conjunto entre veículo e carga soma 111 metros de comprimento e 564 toneladas, conforme informou o assessor de imprensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Minas Gerais, Adilson de Souza. 
Segundo o policial, ainda não há previsão para a saída do veículo, mas todos os estudos estão sendo feitos para saber se haverá segurança para outro motoristas e preservação das pistas. A carreta virá pela BR-262 e depois seguirá pela BR-381 até a empresa de Ipatinga. A PRF de Minas vai avisar aos motoristas assim que o veículo gigante entrar no estado.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Juro para caminhões cai de 7,7% para 5,5% ao ano

Preocupado com o desânimo do setor privado em ampliar a produção, o governo decidiu ontem cortar as taxas de juros dos empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a aquisição de bens de capital, como máquinas e equipamentos. 'O objetivo é baratear os investimentos', disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
A principal beneficiada será a indústria automobilística. Dos R$ 619 milhões previstos para compensar o diferencial das taxas de juros, R$ 439 milhões serão gastos nos financiamentos à aquisição de ônibus e caminhões. Para esses, a taxa de juros cobrada pelo BNDES caiu de 7,7% para 5,5% ao ano. 'É uma taxa reduzida, quase juro negativo', disse o ministro.
Haverá, também, ampliação do prazo nos empréstimos da linha 'Pró-caminhoneiro', de 96 meses para 120 meses. Com isso, estima-se que o custo para o banco será de R$ 143 milhões. Não houve redução dos juros nessa linha, pois eles já estavam em 5,5%.
Antecipando-se à crítica que o governo privilegia a indústria automobilística, Mantega explicou que a cadeia de produção desse setor é longa, por isso tem repercussões em toda a economia. Além disso, observou ele, o Brasil passou a ocupar o posto de terceiro maior mercado de automóveis do planeta. 'Queremos continuar sendo um dos maiores players no mundo', afirmou.

Capital de giro
Outros setores também foram beneficiados. O financiamento à exportação pelas grandes empresas terá uma taxa de juros de 8% ao ano, ante 9% cobrados atualmente. Segundo Mantega, esses recursos funcionam praticamente como uma linha de capital de giro. Ou seja, os exportadores poderão ter um alívio de caixa. Também foi reduzida de 6,5% para 5,5% a linha de financiamento para a elaboração de projetos de engenharia, o 'Pró-engenharia'.
Ao lado do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, o ministro reafirmou a intenção do Tesouro de injetar mais R$ 45 bilhões na instituição. 'Está sobrando dinheiro lá', brincou. 'O Luciano não sabe o que fazer com R$ 150 bilhões.' O ministro aproveitou para comentar que os bancos oficiais estão saudáveis e não precisam 'limpar' seus balanços, como se especulou na semana passada.

Energia
Mantega confirmou também que o governo pretende reduzir o custo da eletricidade. Ele observou, porém, que essa não é uma medida simples de implementar, pois a venda de energia é baseada em contratos que não podem ser rompidos. Assim, as mudanças serão feitas conforme eles forem vencendo. A renovação de um volume grande de contratos de fornecimento de energia ocorrerá este ano. O objetivo do governo é reduzir o custo ao consumidor e desindexar os preços.
Segundo avaliou, o corte de tributos federais é a forma com que o governo pode intervir mais rapidamente no problema. Porém, o tributo mais pesado é o ICMS - que é estadual. O ministro defendeu um acordo com os governadores. De acordo com informações da área técnica, a redução do PIS-Cofins (federal) e do ICMS podem reduzir a tarifa final, mas não têm impacto sobre o custo pago pelas empresas, pois elas recebem esses tributos de volta na forma de créditos. Assim, a prioridade seria reduzir os encargos, as taxas específicas do setor, que pesam na conta de luz.
FONTE: MSN

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Vendas de caminhões da Volvo caem em abril por Europa e Brasil



A Volvo, segunda maior fabricante de caminhões do mundo, informou nesta quarta-feira que as vendas de seus caminhões caíram 4 por cento ano a ano em abril, à medida que a fraca demanda na Europa e na América do Sul ofuscaram uma reviravolta na América do Norte.
A Volvo, que vende caminhões sob as marcas Renault, Mack, UD Trucks e Eicher, assim como sua marca homônima, informou que os embarques de unidades caíram 22 por cento na Europa, seu maior mercado, mas cresceram 39 por cento na América do Norte.
"Foi um pouco mais fraco do que o esperado", disse um analista que não quis ser identificado, acrescentando que se tratam apenas de dados de um único mês.
As fabricantes europeias de caminhões têm enfrentado tempos difíceis à medida que tumultos na zona do euro e medidas de austeridade têm afetado seus mercados domésticos, ao passo que novas regras de emissões prejudicaram a demanda no Brasil, maior mercado sul-americano para caminhões pesados.
A companhia, rival da líder alemã Daimler, disse nesta quarta-feira que a produção aumentará levemente em sua unidade Renault durante o segundo trimestre e de sua marca Volvo no terceiro trimestre.
As entregas na América do Sul, prejudicadas pela mudança para novos motores no Brasil, caíram 30 por cento.

sábado, 19 de maio de 2012

Supercarreta com 654 toneladas vai sair de porto no ES para MG

Uma carreta gigante, com mais de 654 toneladas e 111 metros de comprimento, saiu na tarde de ontem, quinta-feira (17), do Porto de Praia Mole na Serra, na Grande Vitória, com destino a Ipatinga em Minas Gerais, pela BR-262. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carga está entre as maiores e mais pesadas já transportadas nas estradas federais do Brasil. A transportadora responsável disse que a carreta deverá demorar aproximadamente 25 dias para percorrer o trecho e as condições das vias estão adequadas para o serviço.
O veículo transporta uma chapeadora responsável por moldar peças de aço da Usiminas. Devido a densidade do material, foi necessário adaptar uma carreta para fazer o serviço. “Uma carreta comum pesa aproximadamente 40 toneladas, esta tem 300 toneladas sem a carga. Este é registro de transporte de carga mais pesado até então. A nossa equipe vai acompanhar o serviço até a divisa com Minas Gerais, esse trecho corresponde a aproximadamente 200 km, período que pode durar até cinco dias”, explicou o inspetor da PRF, Walter Mota. O inspetor disse ainda que quatro batedores vão acompanhar os trabalhos, dois da PRF e dois da transportadora responsável.
Segundo a PRF, para evitar congestionamentos, o trajeto será feito durante a parte da manhã na BR-262, momento em que o fluxo de veículos é maior de Minas Gerais para o Espírito Santo. Além disso, os motoristas podem ter melhor visibilidade na pista. Em alguns momentos a carreta vai trafegar na contramão e em outras será estacionada no acostamento para não causar engarrafamentos prolongados.
Carreta vai passar pela BR-262 com destino a Minas Gerais.
Pesquisa
Um dos diretores da Transpesa Della Volpe, responsável pelo serviço, Raphael Boaventura, disse que durante quatro meses engenheiros fizeram uma pesquisa para certificar que a estrada suportaria o peso da carga. “Fizemos um estudo detalhado da rota, além de um estudo de projeto das pontes e suas condições de conservação para que não exista nenhum risco ao usuário. Devido a idade das pontes e condição de conservação das mesmas, ao longo do percurso, tivemos que alterar o dimensionamento do conjunto transportador adicionando eixos para que o peso pudesse ser melhor distribuído evitando danos as pontes ao longo da rodovia”, explicou Boaventura.

Cargas gigantes
Em dezembro de 2011 e janeiro de 2012, quatro carretas de 57 metros de comprimento e mais de 200 toneladas também passaram pela BR-101. Aquelas carretas carregavam peças gigantes usadas em refinaria de petróleo e tinham como destino Minas Gerais. Ao longo de todo o trajeto, funcionários das empresas de telefonia e energia elétrica acompanham o comboio para levantar os fios que cruzam a rodovia.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Metalúrgicos da Volvo entram em greve em Curitiba por tempo indeterminado


Os metalúrgicos da fábrica da Volvo Caminhões, em Curitiba, entraram em greve nesta terça-feira após decisão tomada em assembleia geral do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). Cerca de 1,5 mil trabalhadores votaram a favor da paralisação por conta de impasse na negociação salarial com a empresa.
As exigências dos trabalhadores inclui aumento salarial de 3%, reajuste no vale-mercado de R$ 220 para R$ 800, e um mínimo de R$ 18 mil na PLR. Em nota à imprensa, a Volvo declarou que a proposta do Sindicato está fora da realidade do mercado. Segundo a empresa, o que foi oferecido já é economicamente coerente, mas mesmo assim, se coloca a disposição para negociar o final da greve.
A proposta da empresa para os trabalhadores é de repetir os mesmos valores do ano passado, que contemplava piso de R$ 15 mil na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e abono salarial de R$ 6 mil, além de 2,51% de aumento real, praticado em 2011.
A Volvo já havia sido informada sobre a possibilidade de greve na última quarta-feira. O SMC havia estipulado ontem (segunda-feira) como prazo para que a empresa se manifestasse sobre as reivindicações de reajustes no pacote de benefícios de 2012, o que, segundo o sindicato, não aconteceu.
A fábrica da Volvo fica na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e fabrica ônibus e caminhões para o Brasil, Chile e México. Em 2011, a marca ampliou o número de veículos produzidos no Brasil em 29%. Em cada dia que a fábrica fica parada, em média oito ônibus e 108 caminhões deixam de ser produzidos.
A empresa possui um quadro de aproximadamente 4.100 funcionários e quase dois mil trabalhadores terceirizados, totalizando por volta de seis mil colaboradores. Cerca de metade destes trabalham nas linhas de montagem, enquanto a outra metade é formada por funcionários de cargos administrativos.Fonte Brasil Caminhoneiro
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Através de cartão preferencial, clientes da Cofipe recebem conta com limite pré-aprovado de R$ 5 mil


Através de uma iniciativa da Iveco, a Cofipe, concessionária pertencente ao Grupo Comolatti, criou um programa de fidelização que oferece cartão preferencial para os seus clientes que adquirem o veículo na loja, com limite pré-aprovado de R$ 5 mil, para assegurar pronto atendimento na rede de concessionárias de todo o País. O cartão é válido por dois anos da aquisição do veículo.
Ao adquirir um caminhão, o cliente recebe o cartão e, através do limite pode ter o seu credito facilitado na compra de peças e realizar serviços nas oficinas da rede da Iveco em qualquer região do Brasil, também, ter prioridade no agendamento nas oficinas da Cofipe, bem como descontos especiais na compra de peças e na realização de serviços em nossas instalações.
“Muitas vezes, a tramitação da aprovação de crédito é morosa, o que acaba estendendo o prazo para a execução dos serviços, principalmente se o motorista é de outra localidade”, lembra Airton Vieira, diretor da Cofipe. O recurso agiliza a pesquisa de cadastro e outros procedimentos realizados para a liberação do crédito ao consumidor.
“A ação poderia ser adotada por toda a rede da marca Iveco, composta por 106 concessionárias, já que será um facilitador de acesso ao crédito para os consumidores”, comentou Vieira.
Para facilitar o atendimento e oferecer maior comodidade aos clientes, a unidade, localizada na região leste da cidade de São Paulo, conta, agora, com mais quatro boxes para atendimento na área de pós-vendas, onde é possível realizar serviços rápidos, entre eles, troca de óleo e filtros.  A nova unidade de Guarulhos, que está em fase de finalização das obras das instalações, já iniciou atendimento com 16 boxes na área de pós-venda.
Foto: Divulgação/ Cofipe
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quarta-feira, 16 de maio de 2012

Scania é responsável por quase 50% dos caminhões Euro 5 emplacados no acumulado do ano

A Scania emplacou 1.131 caminhões nos primeiros quatro meses do ano e garantiu a liderança no registro de veículos Euro 5 na categoria de caminhões acima de 45 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). Os modelos já emplacados, que representam 46,8% do total do mercado, fazem parte de um volume de vendas superior a 2.200 caminhões com motores Euro 5 comercializados. O resultado torna a montadora sueca, referência em veículos pesados, líder na venda de modelos com a nova tecnologia e comprova o sucesso campanha Saia na Frente com a Scania, que oferecia, desde janeiro, vantagens aos clientes que adquirissem os veículos Euro 5. Outra marca atingida pela fabricante foi o emplacamento de 608 unidades do modelo R 440, que o tornou líder na categoria de pesados no acumulado de janeiro a abril. 
“A Scania, antecipando-se à concorrência, foi a primeira fabricante a vender veículos Euro 5 no País e a lançar um pacote de vantagens específicas para seus clientes com a campanha Saia na Frente com a Scania”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania no Brasil. “Além de ser reconhecida no mercado europeu pelo uso dessa tecnologia, testes rigorosos realizados no Brasil apontam nos veículos da marca que atendem ao Proconve P7 ou Euro 5 os mesmos benefícios já conhecidos por nossos clientes, como economia de combustível e produtividade”, completa. 
Além da comprovada eficiência da nova tecnologia, o sucesso de vendas se deve às vantagens criadas para os clientes que compraram caminhões Euro 5 de janeiro a março. A Scania ofereceu o fornecimento do ARLA 32 (Agente Redutor de Liquido Automotivo) gratuitamente por 120 mil quilômetros, e para o modelo R 440, nas opções 6x2 e 6x4, a promoção incluiu o câmbio automatizado Scania Opticruise, controle de tração e freios ABS. 
"A mudança de protocolo ambiental no País só reforça o pioneirismo da marca Scania nas questões de sustentabilidade. A campanha teve como objetivo apresentar a linha 2012 e oferecer, por tempo limitado, vantagens exclusivas aos clientes, reforçando nosso portfólio de soluções ao transportador”, explica Márcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação Comercial da Scania do Brasil. 
FONTE: Scania Brasil

terça-feira, 15 de maio de 2012

Galera da Tegma Betim

Galera da Tegma Betim

Iveco apresenta Tector 2012 com novo design e motorização Euro 5

A Iveco lança nesta quarta-feira (dia 16), para o mercado nacional, a nova geração do caminhão Tector, equipado com motor Euro 5, menos poluente, mais potente e mais econômico. O modelo é disponível em 41 versões, na faixa de 16 a 23 toneladas de peso bruto total (segmento que responde por um em cada três caminhões vendidos no Brasil).
“Com o novo Tector oferecemos um design inovador, mais opções e muito mais conforto para o motorista”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial da Iveco no Brasil. A Iveco dobrou seu market share neste segmento nos últimos três anos. A nova gama inclui uma versão de preço supercompetitivo, chamada Tector Attack. Esse é o terceiro modelo a surgir dentro nova geração de caminhões Ecoline da empresa este ano.

domingo, 13 de maio de 2012

sábado, 12 de maio de 2012

Antos: o novo caminhão da Mercedes-Benz

A família de caminhões Mercedes-Benz logo será estendida, com o lançamento do modelo Antos, desenvolvido para operações de curtas distâncias. A montadora, atualmente, já está testando o veículo, porém ainda de forma camuflada. O lançamento oficial deve ocorrer, em setembro, na feira Commercial Vehicle IAA, que acontece na cidade alemã de Hanover.
A empresa espera, com este lançamento, oferecer uma gama variada de soluções desenvolvida para as mais diversas aplicações de caminhões em um raio curto de operação.
Com o Antos, a fabricante focou em oferecer um veículo que seja fácil de operar tanto para o motorista quanto para o transportador, bem como se preocupou em desenvolver um caminhão eficiente. A marca ainda trouxe no design caraterísticas do padrão Mercedes-Benz, que remetem a outros modelos como Actros, embora as linhas da cabine demonstrem uma personalidade própria.
A cabine, que possui 2,3 metros de largura, estará disponível em duas versões: pequena (S) e média (M). A montadora promete que ambas oferecem bom acesso ao interior, ergonomia otimizada e itens de fácil manuseio.
O motor do novo modelo já está adequado ao padrão Euro VI e possui a tecnologia “Blue Efficiency Power". O propulsor, produzido na cidade alemã de Mannheim, foi lançado neste ano. Com um total de 13 categorias de potência, o Antos cobre a faixa de 238 a 510 cavalos. O novo veículo estará disponível em duas plataformas (baú ou cavalo), com 67 diferentes combinações de entre-eixos, com o espaçamento variando entre 2.650 e 6.700 mm. A novidade ainda inclui transmissão automática PowerShift e o opcional de segurança “Active Brake Assist”, sistema de frenagem que reage à obstáculos imóveis.
O Antos estará disponível em duas versões o Loader, para carga pesada, e Volumer, para o máximo de capacidade.
O alvo deste novo modelo é o transporte de commodities como comida, tendo como principal área de operação o setor de varejo. A empresa aposta ainda que a variada gama de potência de motores possibilitará, ao Antos, encarar as mais diversas topografias urbanas.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

MAN inova nos serviços de pós-venda

A rede autorizada da MAN Latin America está oferecendo uma estrutura própria de pós-vendas, com diversos serviços de acordo com a necessidade de cada cliente. Um dos destaques é o monitorador de frota e rastreador MAN Guard em 100% dos caminhões, com rastreamento gratuito por um ano e cobertura nacional por GSM e GPRS (satélite opcional).
Com esse sistema, será possível fazer o acompanhamento online pela fábrica, por meio de um sinal eletrônico captado pelo dispositivo quando ele entrar em um concessionário MAN. Assim, a central de atendimento entrará em contato com a rede comercial para identificar o motivo da parada e continuará o monitoramento até que o veículo deixe o local, garantindo o menor tempo de imobilização.
“Nosso objetivo é continuar no topo da liderança, oferecendo aos clientes não só um excelente produto, mas um pacote de ações de pós-venda que garantirão a máxima disponibilidade da frota e reduzido custo de manutenção”, afirma Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
A empresa oferecerá, também, um sistema de assistência 24 horas, no qual o cliente que necessitar de atendimento ou socorro mecânico entrará em contato com atendentes pelo telefone.
Os contratos de manutenção da MAN serão oferecidos nas versões Manutenção Preventiva e Manutenção Total para os veículos da marca. A primeira opção está disponível para caminhões novos e usados e cobre todas as manutenções preventivas, incluindo mão-de-obra e peças como óleos lubrificantes, filtros de combustível, ar e óleo. Já o contrato de Manutenção Total é direcionado apenas aos caminhões novos e cobre todas as manutenções preventivas e corretivas, incluindo mão-de-obra e peças de desgaste natural como embreagem, lona de freio, bateria, lâmpada, correias, motor de partida, etc.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Atron 2324, o novo “bicudo” da Mercedes

Com a adoção da motorização Euro 5 no Brasil, a Mercedes-Benz lançou, no início do ano, a inédita linha Atron. Entre os novos modelos, o que mais se destaca é o Atron 2324 6x2, semipesado que substitui o L 1620 6X2, lançado em 1996 e que foi o caminhão mais vendido do Brasil por oito vezes. Os outros três modelos da linha são o médio Atron 1319 e os pesados Atron 1635 e Atron 2729.
“Os caminhões ‘bicudos’ da nossa marca têm uma imagem muito forte no mercado brasileiro, desfrutando de grande preferência e confiança junto aos clientes. Isso se deve a atributos como qualidade, robustez, durabilidade e ótimo valor de revenda. Com o Atron, aprimoramos e atualizamos a Linha Tradicional, especialmente os nossos campeões de venda, como o L 1620 6x2, que se torna agora o Atron 2324 6x2”, afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil.
Com motores mais potentes, econômicos e ecológicos, que atendem ao PROCONVE P-7, com a tecnologia BlueTec 5, o Atron proporciona um ganho de aproximadamente 8% no consumo de combustível.
“Vamos oferecer muito mais aos nossos clientes, contribuindo para que alcancem maior produtividade e rentabilidade no transporte”, diz Maier.
Além da nova motorização, o novo modelo traz novidades no design em relação ao seu antecessor. Uma das mudanças foi na grade dianteira, mais moderna e com um material mais resistente, o policarbonato, mais apto para enfrentar condições adversas, como impactos, vibrações, umidade, poeira e altas temperaturas.
Com um motor de seis cilindros, com 238 cavalos de potência e torque máximo de 850 Nm (86,7 mkgf), o Atron 2324 tem capacidade para transportar 22 toneladas de carga.

Randon tem queda de 71,9% no primeiro tri

A introdução das novas normas para motores de caminhões, com a entrada do Euro 5, que passaram a valer no início de 2012, inibiu as vendas neste primeiro trimestre do ano, como já era esperado. A Randon divulgou o balanço deste primeiro trimestre e registrou queda de 71,9% em sua receita de lucros, se comparado ao mesmo período do ano passado, acompanhando a baixa nas vendas de implementos rodoviários.
Neste cenário, a Randon S.A. Implementos e Participações encerrou o primeiro trimestre de 2012 com receita bruta total, incluindo as vendas entre empresas, de R$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre de 2011 ou 22,4% de queda em relação ao mesmo período de 2011. Já a receita líquida consolidada somou R$ 734,7 milhões no trimestre, 23,0% menor que aquela do primeiro trimestre de 2011. O EBITDA consolidado atingiu R$ 66,9 milhões no primeiro trimestre de 2012 e margem EBITDA de 9,1%, representando uma queda de 6,2 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2011. A Companhia obteve um lucro líquido consolidado de R$ 18,8 milhões ou 71,9% menor se comparado ao mesmo período de 2011.
“As vendas no primeiro trimestre são historicamente menores. Este ano a produção foi afetada por eventos recorrentes, como férias de verão e feriados prolongados e ainda, pelas férias dos trabalhadores dos fabricantes de caminhões concentradas totalmente em janeiro, o que não acontecia há algum tempo”, explicou o diretor corporativo e de relações com investidores, Astor Milton Schmitt. ”Além das razões de mercado, a Randon registrou diminuição no ritmo do processo produtivo e comercial por conta de adaptação da empresa e de algumas de suas controladas à transferência de sistema (ERP), realizada no início de janeiro de 2012”, complementou.


Resultados da Randon no primeiro trimestre
Veículos e Implementos - O mercado de veículos rebocados retraiu 8,9% (13.268 unidades no 1T2011 para 12.088 no 1T12). A participação de mercado da Randon foi 28,9% (2,5 p.p menor que o 1T2011). O market share no encerramento do ano foi 32,5% e a expectativa é encerrar este exercício em níveis superiores. Alguns mercados, como grãos, no sul, e cana-de-açucar, no sudeste, também apresentam retrações significativas, impactando as vendas de veículos comerciais neste segmento.

Vagões Ferroviários 
Em fevereiro de 2012, a Companhia anunciou venda expressiva de 540 vagões modelos “hopper” e plataforma, para transporte de grãos e fertilizantes, e para carga geral, respectivamente. Os mesmos serão locados à Vale S.A. e circularão pelas Ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica.O fornecimento do primeiro lote de 265 vagões já está contabilizado nos resultados do 1T2012. O restante do pedido tem entrega prevista para os próximos trimestres de 2012, aguardando a finalização dos trâmites de praxe.


Veículos Especiais 
Em março, a Randon assinou contrato de fornecimento, com o Ministério e Desenvolvimento Agrário (MDA), com a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e com a Usiminas, negócios que ultrapassam o valor de R$ 100 milhões. Para o MDA serão fornecidas 413 máquinas para utilização nos canteiros de obras do governo federal espalhados pelas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Com a CRM foi assinado contrato de fornecimento de três caminhões modelo RDP 470 e para a Usiminas a Randon fornecerá 14 caminhões modelo RDP 490, que serão utilizados nas minas Central/Oeste em Itatiaiaçu/MG para o transporte de minério de ferro. Os produtos serão entregues até o final de julho deste ano.


Autopeças 
Os efeitos da nova legislação de motores EURO V impactaram a performance de produção e vendas de veículos comerciais afetando também o desempenho da divisão de autopeças da Companhia. A produção de caminhões caiu 32,5% (46.397 unidades no 1T11 para 31.316 no 1T12). Já o licenciamento de caminhões, alimentado por estoques da geração antiga, teve performance melhor, declinando 6,3% no período (38.620 unidades no 1T11 e 36.170 no 1T12). Também neste trimestre, a controlada Fras-le assumiu as operações da Freios Controil Ltda., anunciada em 02/12/11.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Busca por Euro 3 derruba vendas de caminhões no primeiro quadrimestre.

O mercado de veículos comerciais passa por um momento bastante delicado. A troca da tecnologia de controle de emissões do Euro 3 para o Euro 5, de acordo com regulamentação do Conama através do Proconve P7, aumentou o preço de caminhões entre 8% e 15%, fato que antecipou as vendas de veículos no fim de 2011. Contudo, no primeiro quadrimestre deste ano, o que se verifica é que os transportadores ainda buscam caminhões com motorização Euro 3.

De acordo com dados divulgados hoje pela Anfavea (Associação dos Fabricantes de Veículos Automotores) o setor registrou queda de 8,1% (de 53.013 para 48.745) nos emplacamentos de caminhões na comparação do primeiro quadrimestre de 2012 com o mesmo período em 2011. As principais marcas do mercado tiveram redução de 5,5% a até 24,2% nas vendas. Entretanto, verificou-se crescimento de 599,4% (de 163 unidades entre janeiro e abril de 2011 para 1.140 até o fim do quarto mês de 2012) nas vendas de caminhões importados (Sinotruck, Foton e Towner, marcas cuja rede de revendas ainda têm caminhões Euro 3 em estoque).
Fabricantes que só possuem caminhões Euro 5 em estoque parecem encontrar grande dificuldades para vender estes produtos. A Scania, por exemplo, apresentou retração de 24,2% neste quadrimestre comparado com o mesmo período do ano passado. A companhia sueca deixou a vice-liderança do segmento de pesados após reduzir as vendas no setor em 27,7% (de 4.069 para 2.942). De forma geral, os pesados caíram 15,2% (de 16.350 para 13.871).
Entre os semipesados, a maior queda em porcentagem foi da Iveco, com 26,3% (de 1.488 para 1.097). A MAN Latin America teve a redução mais expressiva em números absolutos, caindo de 6.710 para 5.933. Neste segmento, a Volvo foi a única que apresentou crescimento, de 6,3%, após emplacar 1.583 caminhões semipesados em 2012 contra os 1.489 vendidos no ano passado. O setor caiu 9,3%, de 18.306 para 16.602.
Já os caminhões médios tiveram crescimento de 5,4% (de 4.222 em 2011 para 4.448 neste ano), puxado pela líder do segmento, a MAN, que vendeu 2.441 de janeiro a abril de 2012, 46 unidades a mais que em 2011, e pela Iveco, que entrou no setor com o Vertis e vendeu 485 veículos neste ano. A Mercedes-Benz faturou no período 200 veículos a menos, tendo expressiva queda de 23,1%.
O segmento de leves também apresentou redução entre janeiro e abril, de 6,6% (de 11.813 em 2011 para 11.034 neste ano), número que teve grande colaboração da Ford. Com queda de 21,2% (de 3.340 para 2.631) no emplacamento, a marca deixou a vice-liderança do setor para a Mercedes-Benz, que cresceu 7,3% (de 3.002 para 3.222).
Entre os semileves, novo crescimento. Depois de ter 3.322 emplacamentos entre janeiro e abril de 2011, o setor observou um aumento para 2.790 unidades faturadas no mesmo período de 2012. Aqui, de acordo com dados da Anfavea, as marcas importadas foram as grandes responsáveis pela alta, pois venderam 722 unidades no ano, contra nenhuma vendida em 2011.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Lei que Regulamenta profissão de Motorista é publicada no Diário Oficial da União

A espera foi demorada, mas depois de longas discussões e muitas negociações, foi sancionada, pela presidente Dilma Rousseff, a Regulamentação da Profissão de Motorista, na manhã desta quarta-feira (02). A Lei 12.619 regulamenta a profissão de motorista profissional com vínculo empregatício, cria jornada de trabalho especial  para o motorista empregado e regula o tempo de direção e descanso de todos os motoristas, incluídos os transportadores autônomos.

Em 45 dias, os motoristas profissionais brasileiros terão uma regulamentação própria de suas atividades. Proposta originalmente no Projeto de Lei da Câmara (PLC) 319/2009, a regulamentação consta da Lei 12.619/2012, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (2).
Segundo a nova Lei, o texto proíbe os motoristas profissionais de dirigirem por mais de quatro horas ininterruptas. Em situações excepcionais, contudo, fica permitida a prorrogação por até uma hora do tempo de direção, de modo a permitir ao condutor do veículo chegar a um lugar que ofereça segurança e atendimento. Além de repouso diário de 11 horas a cada 24 horas e descanso semanal de 30 horas para o motorista empregado e de 36 horas para o caminhoneiro autônomo. O texto também garante o direito a seguro obrigatório pago pelo empregador, especificando que o valor mínimo será de 10 vezes o piso da categoria.
Pela nova lei, os motoristas profissionais têm garantidos acesso gratuito a programas de formação e aperfeiçoamento profissional; atendimento de saúde; isenção de responsabilidade por prejuízos patrimoniais causados por terceiros; e proteção do Estado contra ações criminosas.
Conforme enfatiza o presidente da NTC&Logística, Flávio Benatti, a regulamentação vai ajudar a disciplinar as relações entre capital e trabalho, contribuindo automaticamente para a valorização do profissional que está atrás do volante. “É preciso conscientização da sociedade do valor do motorista”, enfatiza Benatti.
A nova lei sancionada ainda destaca a criação de um novo Instituto na Legislação Trabalhista, que é o tempo de espera, assim considerado aquele em que o motorista fica com o veículo parado, aguardando para carga e descarga no embarcador ou no destinatário, ou ainda para a fiscalização nas barreiras fiscais entre os Estados da Federação ou nas aduanas de fronteira, não se computando o tempo de espera como hora extraordinária.
“Esta lei marca uma nova cultura na gestão dos trabalhadores do transporte rodoviário de cargas e, principalmente, um novo tempo, com mais segurança jurídica para as transportadoras, principalmente nas questões trabalhistas”, comenta o presidente do SETCESP, Francisco Pelucio.
Com relação ao projeto original, a presidente vetou vários dispositivos, que na sua maioria não chegam a desfigurar as novas regras de jornada de trabalho dos motoristas empregados incluídas na CLT e o tempo de direção e descansos obrigatórios incluídos no Código de Trânsito e aplicável aos motoristas autônomos.
O motoristadeve estar atento às condições de segurança do veículo e conduzi-lo com prudência, zelo e em obediência aos princípios de direção defensiva. Deve respeitar a legislação de trânsito, zelar pela carga transportada e cumprir regulamento patronal que discipline o tempo de direção e descanso. Eles também devem se submeter a testes e programas de controle do uso de drogas e bebidas alcoólicas instituídos pelos empregadores.
Apesar da primeira vitória, a nova lei ainda não agradou em sua totalidade as entidades do setor, que lamentam os vetos do Congresso Nacional que obrigam a construção de pontos de paradas e de descanso para os motoristas nas rodovias concedidas pelo Poder Público e permitam a utilização de parcerias público-privadas para sua construção nas demais rodovias.
“Infelizmente, como se constata das partes vetadas, o governo federal deixou de assumir suas responsabilidades na construção dos pontos de paradas nas nossas rodovias. Deveremos continuar nossa luta, conscientizar nossos governantes a assumirem suas obrigações em busca da solução desse grave problema social, dando ao motorista condições  de segurança nas rodovias nacionais” afirmou Flávio Benatti.
Entretanto, Benatti exalta sua satisfação com as consequências do muitos debates realizados em torno deste tema. “Estamos muito satisfeitos com o resultado deste trabalho, ele é fruto de uma ampla negociação da NTC, CNT, CNTTT e outros órgãos, inserindo na legislação trabalhista, especificamente para o motorista, o moderno instituto do tempo de espera que trará ao transportador maior segurança jurídica”, conclui Flávio Benatti.

Volvo mostra novos produtos na Agrishow

A Volvo está apresentando uma nova linha completa de produtos na Agrishow, feira agropecuária que se encerra nesta sexta-feira, 4, em Ribeirão Preto (SP). A montadora está lançando seus modelos das linhas F e VM, que são usados desde o plantio até o transporte de longa distância, além do modelo fora de estrada, o FMX.
“Nossos caminhões têm uma enorme aceitação no mercado, pela robustez, grande produtividade, resistência e baixo consumo de combustível. São atributos garantem maior rentabilidade ao transportador”, afirma Roger Alm, presidente de vendas e marketing de caminhões do Grupo Volvo na América Latina.
Na área de motores, a montadora apresenta uma nova gama de modelos industriais que equipam geradores de energia, motobombas, bombas de irrigação, máquinas colheitadeiras e equipamentos utilizados no processamento industrial da cana de açúcar.
“Nossos motores são desenvolvidos para ter o máximo de eficiência com menos consumo de combustível, o que garante menos emissão de poluentes e redução dos custos operacionais”, diz Cristiano Conde, presidente da Volvo Penta Brasil.
Durante a feira, a Volvo lançou também novas máquinas voltadas para o agronegócio, adequadas para abertura de acesso e canais de irrigação, carregamento e movimentação de bens e cargas, manuseio de materiais orgânicos e alimentação de baias, entre outras utilidades.
“Temos máquinas e equipamentos com flexibilidade para atender todo o ciclo da agricultura”, conta Yoshio Kawakami, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

sábado, 5 de maio de 2012

Scania lança sua nova linha Off Road

Durante a Agrishow 2012, feira agropecuária que está acontecendo em Ribeirão Preto (SP), a Iveco apresentou a sua nova linha de caminhões Off Road. A montadora está lançando os novos G 440 6x4 e G 480 6x4, ideais para operações fora de estrada no transporte de cana-de-açúcar, o foco da região de Ribeirão Preto.
“Precisávamos criar um produto com identidade para o setor Off Road, que atendesse às necessidades específicas do segmento. Com esse ideal, nosso departamento de pesquisa e desenvolvimento adaptou a cabine, o motor, a caixa automatizada Scania Opticruise, o Scania Retarder e a suspensão traseira, além de outros itens, para oferecermos um produto ideal para operações fora de estrada. Dessa necessidade de segmentação e a partir do conceito de evolução contínua, surgiu a nova linha Off Road da Scania”, afirma Silvio Renan Souza, gerente de Vendas de Veículos Off Road da Scania no Brasil.

Entre as novidades da nova linha estão as melhorias na cabine, com uma grade frontal completamente modificada, tornando o caminhão mais resistente e robusto. Para melhorar o acesso à frente da cabine, a Scania projetou um degrau na parte superior do para-choque, antiderrapante, pelo qual o motorista ou o responsável pela manutenção pode se deslocar por toda a área frontal do veículo.
“Essas novidades demonstram o quanto a nova linha é dedicada ao segmento Off Road, pois são características com que não equipamos os caminhões rodoviários”, diz Souza. Além disso, os modelos possuem novo ângulo de ataque de 25º, resultado da elevação do chassi e do para-choque. “Trata-se do melhor grau da categoria para situações extremas, típicas do segmento. Com ele, o caminhão ganha força fundamental para transpor qualquer tipo de obstáculo, como, por exemplo, entrar em um rio, em uma vala, ou trafegar por subidas ou descidas íngremes”, explica Souza.
Os motores de 13 litros, que contam com a tecnologia Euro5, possuem uma nova plataforma, o que trouxe um ganho de 9% de torque e 5% de potência em relação ao antigo bloco de 12 litros. Na prática, os motoristas conseguem superar rampas com velocidades mais altas a rotações menores, o que resulta em menos consumo de combustível, que pode ser até 7% inferior. Com 440 e 480 cavalos, os propulsores possuem o maior torque da categoria.
“Isso se reverte em performance para o cliente. O torque em baixas rotações reduz o consumo de combustível e o tempo de ciclo de viagem, garantindo melhor velocidade de subida. Nenhum concorrente consegue alcançar nosso desempenho. Para o setor canavieiro, esse é um grande diferencial”, destaca o gerente.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Iveco lança nova geração do Trakker.

A Iveco está lançando a sua nova linha de caminhões Trakker. O primeiro veículo da nova geração, o Iveco Trakker 6x4, está sendo apresentado na Agrishow, feira agropecuária que se encerra no dia 4 de maio, em Ribeirão Preto (SP). O modelo é baseado no caminhão vencedor do Rali Dakar 2012.
Mais econômico e potente do que a versão anterior, com 440 e 480 cavalos, o modelo traz novidades como transmissão automatizada, novas opções de entre-eixos e a cabine leito. O veículo é voltado para operações na indústria da cana, madeira e construção.
“Este caminhão é uma máquina profissional, para trabalhar ininterruptamente sob as mais exaustivas condições de carga, relevo e clima”, diz Davi Lunardi, diretor da gama de pesados da Iveco América Latina. “Nossos clientes brasileiros elogiam, principalmente, a confiabilidade do produto, que retorna em disponibilidade de utilização, isto é, o caminhão não para”, completa Lunardi.
A Iveco já vendeu mais de 70 mil unidades do Trakker no mundo. Lançado no Brasil em 2008, atualmente o modelo representa 7,5% das vendas do segmento. “Com a nova geração vamos continuar crescendo”, afirma Lunardi.

Mercedes-Benz inaugura oficialmente planta mineira de caminhões

A Mercedes-Benz inaugura oficialmente nesta quinta-feira (3) a sua mais moderna planta de fabricação de caminhões no mundo, na cidade de Juiz de Fora (MG). O evento contará com a presença de autoridades locais e membros do governo federal. 
De acordo com o presidente da Mercedes Brasil e CEO para América Latina, Jürgen Ziegler, a montadora já conta com mais de 17 mil funcionários na região, sendo três no País - São Bernardo do Campo e Campinas, em São Paulo, e agora a unidade mineira, que durante alguns anos montou o carro de passeio Classe A. Atualmente, o local foi adaptado para produzir o caminhão Actros, o maior da linha de pesados da montadora e que antes era importado da Europa.
"Com investimento de R$ 450 milhões, a nova unidade foi transformada e preparada para a produção dos modelos Accelo e Actros em um tempo recorde de 18 meses”, afirmou Ziegler.
FONTE: DCI