terça-feira, 31 de julho de 2012

Sindicato dos Cegonheiros do Grande ABC anuncia greve nacional da categoria

De acordo com o Sindicato dos Cegonheiros do Grande ABC, os transportadores da categoria estão em greve no Brasil inteiro desde a manhã desta terça-feira, dia 31. A manifestação é em razão da Lei 12.619, que regulamenta a profissão e exige que o motorista realize paradas para descanso a cada quatro horas de trabalho.
A categoria defende que com a atual malha rodoviária brasileira é impossível fazer estas paradas, pois não há bolsões de estacionamento seguros em grande parte das estradas do País.
Não foram divulgados detalhes sobre quantos transportadores estão parados nem quais as consequências da paralisação. Uma coletiva está marcada para às 15h na sede do sindicato, em São Bernardo, onde mais informações serão divulgadas.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Nova lei do motorista pode aumentar risco de inflação

Em vigor desde o último dia 17 de junho, a Lei Federal nº 12.619/2012 estabelece novas regras para o tempo de trabalho dos motoristas de transporte de carga. Tendo na melhoria da segurança do trânsito nas estradas um de seus principais objetivos, a legislação afeta não somente a população circulante nas estradas, mas a logística do transporte viário no país exigindo das transportadoras, embarcadores e demais setores envolvidos a reorganização de suas rotinas e prazos, o que deve gerar aumentos significativos no preço do frete no Brasil.
O diretor presidente da Cargolift, Markenson Marques, aponta, entretanto, que embora a nova legislação signifique uma conquista em prol da segurança nas estradas e contra a concorrência desleal das empresas de transporte de carga que atuam com sobrecarga de trabalho, ela apresenta algumas lacunas, como o trato desigual no que diz respeito ao tempo de trabalho dos motoristas autônomos e dos regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Para fazer cumprir a nova legislação, empresas do setor têm buscado no diálogo com clientes as melhores soluções para cada operação, já que as novas regras acabam também por gerar alguns impactos no custo do transporte no Brasil e, por consequência, na saúde econômica do país. “Será bastante difícil chegarmos neste momento a um percentual único, uma vez que cada operação tem suas características próprias e por isso, acreditamos que seu custo deverá ser analisado de maneira particular”, pontua Marques que assim como diversos empresários do setor acredita que tais mudanças podem sim ocasionar aumento na inflação do país, já que atualmente o setor transporta cerca de 60% de toda a riqueza que o Brasil produz.
Embora estes impactos sejam esperados por especialistas a médio prazo, nas empresas do setor e nas que dependem dele para escoar sua produção, as necessidades de mudança e de novos investimentos em equipamentos e melhor organização logística já estão acontecendo.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Caminhoneiros marcam greve e ameaçam parar rodovias

São Paulo - Um movimento nacional dos caminhoneiros marcou para o dia 25 deste mês uma greve geral da categoria. Sindicalistas dizem que o objetivo é parar o máximo dos 600 mil caminhões que circulam pelo País, segundo estimativas próprias. Eles reivindicam queda nos pedágios e uma reavaliação por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres dos registros das empresas transportadoras que estão sendo montadas através de motoristas autônomos com base em um novo sistema definido pelo governo federal. O movimento alega que essas companhias estariam prejudicando o mercado.
Segundo o Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC), o valor do frete na maioria dos casos não cobre nem os custos de manutenção dos veículos. Para a entidade, esse baixo valor é referente à alteração na legislação, feita pela ANTT, que ocasionou diminuição nos valores a serem estabelecidos pelos contratantes. Diante disso, para não perder a viagem, o caminhoneiro estaria sendo obrigado a aceitar os baixos valores oferecidos.
Alessandra Macedo, coordenadora nacional do movimento - que tem sede no Rio de Janeiro -, diz que a divulgação da greve está sendo feita por meio da internet, de panfletos e por meio de sindicatos e associações espalhadas por municípios do país todo. Ela contou que o 25 de julho foi escolhido por se tratar do Dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. De acordo com ela, ainda não há uma estimativa sobre a adesão da categoria, mas o objetivo é parar o máximo de caminhões possível.
A greve também quer chamar a atenção para a nova lei que regulamenta a profissão de motorista. Outro ponto reclamado pelos caminhoneiros é o chamado "cartão frete", que estabelece que cooperados ou agregados de cooperativas somente poderão prestar serviços exclusivos para as entidades a que estiverem vinculados. Sindicalistas argumentam que isso impossibilita a venda de fretes e compromete as atividades dos profissionais autônomos da área.
Os representantes das empresas dizem que não foram comunicados oficialmente sobre a paralisação. No Estado de São Paulo, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga informou que soube dessa greve pela imprensa. Segundo Leonardo Andrade, assessor de comunicação da entidade, os problemas citados pelos motoristas são mais comuns em Estados com Mato Grosso e Pará. Mas, indagado se as empresas paulistas também deverão ser prejudicadas, confirmou que provavelmente sim. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

CNT lança simulador de financiamento de caminhões e implementos rodoviários

Transportadores autônomos em busca de um novo veículo ou empresas de transporte de cargas que precisam renovar ou ampliar a frota ganharam mais um aliado: o Simulador de Financiamento de Veículos (SFV) da Confederação Nacional do Transporte (CNT). Com a ferramenta, o usuário faz a simulação de compra de caminhões e implementos rodoviários (novos ou usados).
O sistema é simples e fácil de usar. Na primeira etapa, o usuário informa se é autônomo ou empresa de transporte e preenche a renda bruta ou faturamento da empresa. Outros requisitos são os dados sobre o valor aproximado do veículo ou implemento, se o transportador paga outro financiamento e se o bem adquirido será novo ou usado.
Essas são as únicas informações que precisam ser inseridas. Não há necessidade de o usuário apresentar, por exemplo, nome, telefone, endereço ou os números do Cadastro de Pessoal Física (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).
Serviço pioneiro no país, o simulador calcula o valor da prestação mensal do financiamento e permite que o transportador compare, ao mesmo tempo, até quatro linhas de crédito diferentes. Ele apresenta as condições de entrada, prazos para pagamento, taxa de juros e carência de cada programa de financiamento, inclusive do Programa Procaminhoneiro.
Após apresentar as opções de financiamento disponíveis e as principais regras e características de cada programa de financiamento, o simulador avalia o percentual de comprometimento da receita e permite ao usuário fazer a escolha que julgar mais vantajosa.
O SFV da CNT é uma ferramenta útil na tomada de decisão para a aquisição de veículos. É uma oportunidade para poupar tempo e fazer economia.
FONTE: Agência CNT 

terça-feira, 17 de julho de 2012

Caminhoneiros marcam data para greve e ameaçam parar rodovias

Um movimento nacional dos caminhoneiros marcou para o dia 25 deste mês uma greve geral da categoria. Sindicalistas dizem que o objetivo é parar o máximo dos 600 mil caminhões que circulam pelo País, segundo estimativas próprias. Eles reivindicam queda nos pedágios e uma reavaliação por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres dos registros das empresas transportadoras que estão sendo montadas através de motoristas autônomos com base em um novo sistema definido pelo governo federal. O movimento alega que essas companhias estariam prejudicando o mercado.
Segundo o Movimento União Brasil Caminhoneiro (MUBC), o valor do frete na maioria dos casos não cobre nem os custos de manutenção dos veículos. Para a entidade, esse baixo valor é referente à alteração na legislação, feita pela ANTT, que ocasionou diminuição nos valores a serem estabelecidos pelos contratantes. Diante disso, para não perder a viagem, o caminhoneiro estaria sendo obrigado a aceitar os baixos valores oferecidos.
Alessandra Macedo, coordenadora nacional do movimento - que tem sede no Rio de Janeiro -, diz que a divulgação da greve está sendo feita por meio da internet, de panfletos e por meio de sindicatos e associações espalhadas por municípios do país todo. Ela contou que o 25 de julho foi escolhido por se tratar do Dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas. De acordo com ela, ainda não há uma estimativa sobre a adesão da categoria, mas o objetivo é parar o máximo de caminhões possível.

A greve também quer chamar a atenção para a nova lei que regulamenta a profissão de motorista. Outro ponto reclamado pelos caminhoneiros é o chamado "cartão frete", que estabelece que cooperados ou agregados de cooperativas somente poderão prestar serviços exclusivos para as entidades a que estiverem vinculados. Sindicalistas argumentam que isso impossibilita a venda de fretes e compromete as atividades dos profissionais autônomos da área.

Os representantes das empresas dizem que não foram comunicados oficialmente sobre a paralisação. No Estado de São Paulo, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga informou que soube dessa greve pela imprensa. Segundo Leonardo Andrade, assessor de comunicação da entidade, os problemas citados pelos motoristas são mais comuns em Estados com Mato Grosso e Pará. Mas, indagado se as empresas paulistas também deverão ser prejudicadas, confirmou que provavelmente sim. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
FONTE: D24AM

sábado, 7 de julho de 2012

Tietê Veículos apresenta caminhões MAN TGX ‘Made in Brazil’ no Sambódromo.

A concessionária Tietê Veículos, com três filiais na Grande São Paulo (Zona Oeste, Via Anchieta e Guarulhos) e outra em Campinas, promoveu, no dia 5 de julho, das 14 horas às 22 horas, no Sambódromo, evento de lançamento da linha de caminhões MAN TGX “Made in Brazil” para frotistas.
No Power Drive Experience, os visitantes puderam guiar a nova linha de caminhões, que está sendo produzida na fábrica de Resende/RJ. “Assim como em outros eventos da Tietê Veículos, a estrutura foi bastante interativa para que os convidados conheçam detalhadamente as tecnologias embarcadas dos veículos”, comenta Valdir Romero, diretor de vendas da Tietê Veículos.
Segundo o diretor da Tietê, esta é uma nova fase da marca que agora possui modelos extrapesados voltados a um público diferente do que até então consumiam os produtos, trazendo novos desafios e também ampliando as oportunidades. “A demonstração com test-drive permite que o cliente conheça as características da nova linha e possa também dirigir para conhecer o desempenho dos veículos”, acrescenta. O evento também contou com exposição da recém-lançada linha Advantech, que está em conformidade com as normas do Proconve 7.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Scania lidera emplacamentos de caminhões pesados Euro 5 no 1.º semestre

A Scania mostra sua força nos emplacamentos de veículos Euro 5 com o registro de 2.475 unidades e a conquista do primeiro lugar na categoria acima de 45 toneladas de CMT (Capacidade Máxima de Tração). O volume representa quase 40% do total de 6.402 unidades Euro 5 emplacadas pelo mercado no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
“Sem dúvida, garantir a liderança nos emplacamentos Euro 5 nos primeiros seis meses do ano demonstra o quanto a Scania está à frente dos concorrentes”, diz Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “É mais uma prova de que nossos clientes estão reconhecendo a parceria da marca neste momento de transição para a nova legislação de emissões.”
Além disso, o R440 foi o caminhão pesado Euro 5 com maior número de emplacamentos do semestre, com 1.150 unidades. O modelo possui 440cv de potência, configurações 4x2, 6x2 e 6x4 e desenvolve torque de 2.300Nm, o maior em sua faixa de atuação. “Ele é o pesado mais econômico do mercado”, completa Leoncini.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Baixa no mercado europeu faz Scania reduzir produção de ônibus na Polônia

A planta da Scania em Slupsk, na Polônia, está emitindo avisos-prévios para 142 funcionários devido à fraca demanda do mercado de transportes coletivos europeu. Vários programas de apoio aos funcionários afetados têm sido desenvolvidos em consultas entre a empresa e os sindicatos.
“A situação económica nos nossos mercados mais importantes não está mostrando nenhum sinal de melhora, o que significa que esperamos que a demanda por ônibus de transporte público no ano que vem seguirá fraca. Portanto, temos de ajustar a produção a um volume significativamente menor”, disse Klas Dahlberg, Vice-Presidente Sênior de Ônibus Scania.
A fábrica em Slupsk, com cerca de 700 funcionários, é o centro de produção europeia da Scania de ônibus para transporte público. O Scania OmniCity e modelos OmniLink são desenvolvidos no local.