quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Historia dos Cegonheiros

Com a industrialização nacional e com o crescimento econômico do país, já nas décadas de vinte e trinta, surgiu um grande espaço para grandes montadoras automotivas se instalarem aqui, visando tanto o mercado interno, como a exportação para nossos vizinhos na America latina. É ai que entram os caminhões cegonha. 
Hoje é possível levar até 11 carros em uma única cegonha, em caminhões 6x2, muito diferente de como era nas década de 1930 e 1940. 
O transporte de veículos leves sobre os pesados começou com charretes, nos Estados Unidos, em carrocerias sem partes moveis, apenas duas plataformas, cinco em cima, totalmente expostas e quatro em baixo, em um espaço quase fechado, não havia comandos hidráulicos, e a pouca organização da carga não permitia levar muitos carros de uma vez só. O embarque era feito por rampas metálicas ou de madeira.
O mais comum eram levar de 3 a 5 carros apenas, e na maioria eram veículos utilitários diversos, pois apenas as famílias muito ricas tinham veículos particulares para lazer.
Figurinhas fáceis nos bastidores dos autódromos, os caminhões que levam os equipamentos das equipes – carro incluído – sempre foram um show à parte. Na era dos gigantescos motorhomes da Fórmula 1 que, em nada se parecem com uma carreta, é difícil imaginar que há algumas décadas, os carros de corrida eram transportados sobre os caminhões, completamente expostos. Nesta época, as grandes fabricantes faziam pinturas especiais e até veículos inteiros exclusivamente para levar os bólidos aos circuitos. Uma delas é a Mercedes-Benz, cujo primeiro modelo destinado à atividade completa 75 anos.
Cegonheiros, 1969 ...
Fotos de Onório Scatolla, que trabalhou como cegonheiro nos anos sessenta e setenta, levando carros para a cidade de Encantado-RS e região.
Na foto acima, o Mercedes 11.11 truck carregado com cinco carros, um Corcel cupê e um Aero embaixo, dois Corcel quatro portas e um Fusca "pé-de-boi" em cima! -Incrível esse pé-de-boi aí, será que era carro que ficou encalhado no pátio?
Na foto abaixo, o Mercedão carreta carregando nove Ford Corcel, entre cupês e sedans... E um deles ia sobre a cabine mesmo!
Um Ford F-600 1968 levando mais uma "fornada" de Corcel OKm...
FORD - Model "A" 1931 - Caminhão GM - Cegonha - 29x41. Essa é para ver sempre, acho muito linda essa foto
Uma rara imagem de caminhão "cegonha" no Brasil! Segundo dados escritos na própria foto, trata-se das primeiras unidades da Willys desembarcando em um revendedor de Encantado, no Rio Grande do Sul, no ano de 1964. Nesta época, os valentes Mercedes-Benz LP 321 representavam uma boa parcela dos caminhões que circulavam por estas terras. Atualmente é muito difícil encontrar um exemplar em boas condições.Fonte: Portal dos Cegonheiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário