terça-feira, 6 de março de 2012

Paranaguá aposta em cargas especiais.

A presença de equipamentos de grande porte tem sido rotina no Porto de Paranaguá. Na semana passada, por exemplo, uma prensa de 160 toneladas e 5,3 metros de altura, para a empresa WHB Fundição, desembarcou no terminal paranaense, que nos últimos meses recebeu peças destinadas a diferentes projetos de grande porte.
Este tipo de operação portuária precisa de uma operação especial, pois exige definição prévia do berço de atracação, de acordo com o espaço disponível para manobrar as cargas e a capacidade do piso, além da logística para saída do terminal.
Até a metade do ano, Paranaguá deve receber 30 mil toneladas em peças para a construção da maior fábrica de celulose do mundo, que esta sendo feita em Três Lagoas (MS), da Eldorado Papel e Celulose, bem como peças da nova unidade da Arauco do Brasil, que está sendo instalada em Jaguaraíva (PR).
“A facilidade de atracação, o calado, o tamanho de cais e a capacidade do piso são fundamentais para receber peças com esse porte diferenciado. Poucos portos no país oferecem as condições disponíveis em Paranaguá para estas operações”, afirma Airton Maron, superintendente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina). “Temos feito um grande esforço para divulgar essa capacidade de infraestrutura e, ao mesmo tempo, oferecer novas facilidades aos operadores”, completa Maron.
Visando melhorar a estrutura para realizar esse tipo de serviço, Paranaguá está concluindo uma licitação para a construção de um portão especial, com largura e capacidade de manobra facilitadas para peças destinadas a grandes projetos. Além disso, será preparada uma nova área, fora da zona primária do porto, para armazenagem de peças de grande porte.
“Um dos principais fatores facilitadores em Paranaguá é o acesso à autoridade portuária. Hoje existe acesso fácil e somos atendidos rapidamente para fazer a programação dos navios, obter autorização de entrada e saída e a alocação de espaço para equipamentos”, afirma Manuel J.H. Rosa Jr, gerente operacional da TWJM, operadora logística que trabalha com cargas especiais em Paranaguá.

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